Psicologia na Vila

Psicoterapia para Gestantes

Não deixe o estresse e a ansiedade atrapalharem sua vida. Um psicólogo pode ajudar você a lidar com esses desafios.

Mistura de sentimentos na gravidez

A gravidez é um momento de muitas alterações físicas e emocionais. É um período de vivências emocionais intensas que apontam para o estabelecimento de uma nova estrutura familiar e responsabilidades. Embora cada pessoa lide com isso de uma forma individual, é esperada uma carga de sentimentos e expectativas que vão sendo ajustados durante todo período de gestação e nascimento do bebê. “Vou ser uma boa mãe?” “Vou ser um bom pai?” Essas são algumas questões que costumam vir junto com a descoberta da gravidez. Também é comum que os pais fantasiem sobre como será o bebê, o parto e todos os novos desafios depois que o bebê nascer.

A gravidez também costuma ser muito romantizada pela mídia e com isso, algumas mulheres se sentem culpadas quando se veem inseguras e com medo ou com algum mal estar físico que as fazem não gostar de estar grávida em algum momento da gestação. Entender que a gravidez pode contemplar todas essas coisas e que não diminui o amor pelo bebê é fundamental para evitar o risco de uma depressão pós parto.

Como a psicoterapia pode ajudar a gestante?

A psicoterapia nessa etapa poderá então ajudar a organizar todos esses questionamentos e sentimentos e preparar os pais para os novos papéis que assumirão daquele momento em diante. Além disso, pode ajudar a preparar o casal para esse momento, alinhando expectativas e entendendo a necessidade de equilibrar os papéis de casal e de pais, algo que tende a ser um desafio para a maioria das famílias.