Psicologia na Vila

Psicoterapia Infantil

Não deixe o estresse e a ansiedade atrapalharem sua vida. Um psicólogo pode ajudar você a lidar com esses desafios.

Como uma criança demonstra que não está bem?

Diferente dos adultos, para as crianças, um sofrimento não é necessariamente dito com palavras. É comum que a criança se expresse através da mudança de comportamentos como agressividade excessiva, retraimento nos relacionamentos interpessoais, dificuldades na escola, alteração na alimentação ou sono, entre outros. É importante tentar entender o que a criança comunica e, quando houver suspeita de que realmente há um quadro de sofrimento, procurar um profissional para fazer uma avaliação mais detalhada.

Como é o atendimento infantil?

No atendimento infantil, normalmente são feitas entrevistas com os pais e com a criança para iniciar uma compreensão do que está acontecendo. Se for estabelecida a necessidade de iniciar uma psicoterapia de fato, essa será feita de forma lúdica e os momentos de brincar e fantasiar serão entendidos como uma maneira da criança manifestar seus sentimentos e emoções.

Durante o processo, os pais e/ou cuidadores serão incluídos sempre que se julgar necessário, pois como figuras importantes do convívio da criança, são fundamentais para um bom desenvolvimento do trabalho terapêutico.