Dicas para abrir um consultório de psicologia

Nascer do Sol

Com o objetivo de contribuir com psicólogos que estão iniciando sua prática clínica, o VilaPsi selecionou algumas dicas para esse começo:

Primeiramente, é importante que você tenha uma formação continuada e busque uma supervisão clínica, pois isso ajudará a iniciar sua prática com mais segurança. No começo de qualquer carreira, é normal ter dúvidas e a supervisão ajudará a ter mais confiança. Caso ainda não tenha condições de arcar com custos de uma supervisão, existem projetos como o Alcance que em troca de atendimento a pessoas carentes, disponibiliza supervisão para os casos abordados no projeto. Objetivando o aprimoramento da formação clínica de profissionais recém-formados. Saiba Mais

 

Outro detalhe importante é aprender a cuidar da parte financeira. A maioria das universidades não ensina essa parte, mas é fundamental estar informado sobre detalhes como a melhor forma de declarar seus rendimentos e uso de recibos. A organização e controle dos recebimentos e despesas também é essencial para a saúde e sustentabilidade do consultório.

Uma preocupação comum de quem está iniciando o trabalho clínico é de onde virão os pacientes. Para isso, sugerimos que você se comunique! Conte aos seus colegas sobre seu consultório e invista em um bom cartão de visitas. Invista em redes de contatos e tenha em mente que formar uma clientela leva tempo, não desanime se mesmo com a divulgação, demorar algum tempo para ter um bom retorno.

A escolha do local de atendimento também é fundamental. Busque um lugar que além de caber em seu orçamento, seja de fácil acesso a você e seus pacientes. Tente verificar as condições do entorno. Locais com opções de transporte público, estacionamento e segurança são cada vez mais importantes em cidades como São Paulo.

Cuide e atente para a limpeza, decoração e conforto de sua sala de atendimento. Estas condições além de tornar o ambiente mais agradável para o desenvolvimento de seu trabalho, certamente serão percebidas pelos seus pacientes. Medidas simples como colocar uma planta, ou evitar tapetes e carpetes que acumulem muito pó já surtem um grande efeito.

Estas são apenas algumas das dicas que pretendemos postar em nosso blog.

Com certeza surgirão dúvidas, inseguranças e desafios ao longo da carreira de psicólogo, porém, podemos dizer que vivemos um momento promissor em termos de reconhecimento e expectativas.

E como em todas as áreas promissoras, a competição se torna cada vez mais acirrada, abrindo ainda mais espaço para os profissionais competentes.

E não deixe de compartilhar sua opinião, crítica ou dúvida em nosso blog.

Nossa intenção é criar um espaço para promover discussões, compartilhar dicas, sugestões e iniciativas visando o desenvolvimento da psicologia em nosso país.

 

Até a próxima!

Posted in Dicas para PsicólogosTagged , ,

One Response to "Dicas para abrir um consultório de psicologia"